terça-feira, 20 de maio de 2008

012. BANDAS EM CONCERTO - CASTELO BRANCO - por Lino Dias

Banda Filarmónica de São João de Areias fez sucesso em Castelo Branco

Única do distrito de Viseu a participar este ano no ciclo “Bandas em Concerto”, promovido pela Delegação Regional de Cultura do Centro, a banda da Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias exibiu-se hoje, dia 27, às 16 horas, em Castelo Branco.
O Cine-Teatro Avenida, daquela cidade, registou uma excelente casa, ultrapassando as três centenas de presenças. Entre estas, contavam-se muitos acompanhantes da freguesia de São João de Areias, deslocados em dois autocarros especificamente alugados com essa finalidade. Juntamente com aquelas duas viaturas, seguiram também o autocarro da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, cedido para transporte dos músicos e dos instrumentos, e duas carrinhas da Sociedade Filarmónica.
Foi uma óptima oportunidade para a banda apresentar perante um público habituado a bons espectáculos, e num auditório com a sumptuosidade do Cine-Teatro Avenida, o que a mesma de melhor consegue produzir em termos de reportório. Com efeito, a oportunidade foi notoriamente bem sucedida, deixando ali superiormente vincado que o seu caminho de sucesso está garantido.
Foi grato e confortante colher estrondosos aplausos, com o público de pé, e de tal forma que no final não deixou sair a banda do palco sem que executasse mais um tema, mas também o foi ao ouvir, à saída da sala, comentários de elogios por parte das gentes albicastrenses como, por exemplo, “espectacular”.
Parabéns!
No acompanhamento da deslocação da Banda também a Câmara Municipal de Santa Comba Dão se fez representar, através do seu vice-presidente e vereador da Cultura, António José Correia. Ouvido no final do concerto pelo “Farol da Nossa Terra”, declarou:
Gostaria de começar por cumprimentar todos os albicastrenses, na pessoa da Senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Castelo Branco, pela forma gentil e generosa como receberam esta comitiva vinda do nosso concelho de Santa Comba Dão.
Em segundo lugar, cumprimentar esta magnífica banda de São João de Areias, que elevou aqui hoje, mais uma vez, bem alto, o nome da freguesia de São João de Areias e do concelho de Santa Comba Dão.
O trajecto recente desta instituição centenária demonstra claramente que, quando os projectos têm coerência e são levados com dedicação e empenhamento, os resultados não poderiam ser diferentes.
Por isso, gostaria de deixar uma palavra pública para o trabalho que esta direcção, na pessoa do seu presidente, tem vindo a desenvolver com todos estes jovens e que se reflecte no trabalho aqui hoje apresentado.
Decorrente deste, o meu último mas não menos importante cumprimento vai para todos os Santacombadenses que se mobilizaram para acompanhar esta Filarmónica. É um sinal claro que a cultura é mobilizadora e congregadora quando as pessoas se revêem num projecto. As duas centenas de pessoas que hoje aqui se deslocaram fazem corar de vergonha muitas equipas de futebol, inclusivamente da 1ª Liga, que não conseguem mobilizar os seus adeptos para a acompanhar. Isto é de facto um óptimo sinal.
Por último, transmitir que, em nome da Câmara Municipal, é gratificante verificar que o trabalho que se tem vindo a desenvolver nas actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo se está a reflectir nas escolas de música das nossas três filarmónicas, estando-se a formar neste momento músicos que são e serão o sustentáculo futuro destas instituições.
Esta é uma aposta clara do Município, que quer manter - para além do reconhecimento público por parte da Direcção Regional de Educação do Centro como concelho modelo na implementação das actividades de enriquecimento curricular - um elevado índice de qualidade neste projecto, garantindo igualmente a estabilidade possível aos professores que desenvolvem as mesmas, grande parte deles aqui presentes nesta Banda.
A Câmara Municipal reconhece e louva a confiança que depositou em vocês.
Por tudo isto, com um sentimento de grande satisfação e alegria, a todos muito obrigado.

Lino Dias

Retirado do blogue Farol da Nossa Terra, do dia 27 de Janeiro de 2008.

Sem comentários: