quarta-feira, 28 de maio de 2008

016. CONCERTO DE PÁSCOA - por Lino Dias

2.ª Audição dos alunos da Escola de Música da Filarmónica de S. João de Areias

A Sociedade Filarmónica Fraternidade de S. João de Areias colheu novo êxito com o espectáculo da 2.ª Audição dos alunos da escola de música, integrado no “Concerto da Páscoa” da sua banda filarmónica, realizado no último domingo, dia 30 de Março, com o inicio às 15h30, no próprio salão de festas.
Completamente cheio, com uma assistência a ultrapassar as duas centenas de presenças, entre as quais se contavam António Augusto Antunes, presidente da Junta de Freguesia, e Paulo Gomes, gerente da empresa “Edições Convite à Música”, coordenadora da actividade curricular de música das escolas do concelho de Santa Comba Dão.
Tal como da 1.ª Audição, por altura do Concerto de Reis levado a efeito na Igreja Matriz de S. João de Areias, em Janeiro, também desta vez Vítor Alexandre, de Santa Comba Dão, foi o apresentador de serviço, função em que voltou a ter desempenho positivo, sobressaindo daí o cuidado com que também este espectáculo foi preparado.
Desenvolvido em duas partes: a audição dos alunos, primeiro, e o concerto da banda filarmónica, depois. Esta segunda apresentação pública dos alunos da escola de música funciona essencialmente como uma atenção da direcção da Sociedade Filarmónica para com os pais e familiares daqueles alunos, mostrando-lhes a evolução da aprendizagem musical que colheram desde a anterior audição. Com idêntico figurino da primeira, também nesta audição os alunos fizeram execução, individual e em grupos, por cada tipo de instrumentos, orientados pelos monitores Emanuela Branquinho, João Alves, Jorge Amaral, Ricardo Monteiro, Pedro Carvalho, Sónia Alves, Ricardo Santos e Rui Borges. Tocaram temas em clarinete (8 a solo, 1 a duo e 2 a trio), em flauta (2 a duo), em trompete (7 a solo e 4 a duo), em trompa de harmonia (4 a duo), em euphónio (2 a duo), em trombone (1 a duo e 2 a solo, em saxofones (3 a solo e 1 a trio), e em percussão (10 a solo). Por fim, formando a “Orquestra da Escola de Música”, interpretaram mais três temas. Todas as interpretações foram efusivamente aplaudidas pela assistência.
Na segunda parte do espectáculo, a banda filarmónica, além dos cinco temas programados (“A Joyfull Fanfare”, “Espana Cani”, “Xutos Medley”, “Clarinando”, “Running on wood”), brilhantemente interpretados, teve de tocar mais dois temas, correspondendo desta forma o maestro Pedro Carvalho ao carinho dos sucessivos aplausos e ao agrado que a assistência demonstrou em cada número interpretado.
No final do espectáculo, Vítor Borges, presidente da Direcção, agradeceu a presença de tanta gente e o carinho dessa presença e dos seus aplausos. Considerou, no entanto, que a audição, no caso de alguns alunos, ficou aquém das expectativas, sendo notório que os mesmos “de semana para semana não tiram sequer o instrumento da caixa, e assim na lição seguinte o que tinham conseguido na lição anterior vai por água abaixo”. Apontou também o problema das faltas às aulas da escola de música, acusando que, por vezes as carrinhas passam para levar 8 alunos e chegam à sede só com 3 ou 4, sem que, em muitos casos, não seja dado conhecimento à Filarmónica por que faltaram.
Oferecido pela Filarmónica, seguiu-se um lanche popular, onde mais uma vez se notou, como sucedeu no lanche oferecido pelo Centro Social e Paroquial, aquando do concerto de Janeiro, que grande parte de alunos e pais estavam ausentes, com a agravante de muitos deles se terem ausentado logo a seguir à audição dos alunos, desinteressando-se assistir à actuação da banda filarmónica. É um procedimento que deve ser corrigido, tendo em conta a importância que a convivência e a socialização tem no final de cada espectáculo, sobretudo por considerações aos músicos mas velhos, professores, pais cumpridores, directores e individualidades convidadas.

Lino Dias

Retirado do jornal Defesa da Beira, Nº3297, pág. 18, de 4 de Abril de 2008

Sem comentários: