sábado, 24 de maio de 2008

014. CONCERTO DE RAMOS - por Lino Dias

Banda Filarmónica de São João de Areias executou concerto na Igreja Matriz de Tábua

A evolução musical da Banda Filarmónica de São João de Areias é um dado adquirido, mostrando-se, concerto a concerto, bastante beneficiada com a aposta da Direcção no seu novo maestro, Pedro Carvalho, também ele a revelar-se, nesta sua primeira experiência nessa função, uma surpresa agradável, inspirando confiança e qualidades natas na regência da banda.
Como se previa, o concerto executado ontem, à tarde, na Igreja de Santa Maria Maior, em Tábua, foi mais um sucesso musical, na linha dos momentos altos da banda este ano, conhecidos no Concerto de Reis da Igreja Matriz de São João de Areias, no concerto em Castelo Branco, do ciclo «Bandas em Concerto» do Ministério da Cultura, e no concerto de Sonim, freguesia do concelho de Valpaços (Trás-os-Montes e Alto Douro).
Apesar da concorrência do Encontro de Folclore, em Candosa, e do convívio “Torresmos à Nossa Moda”, em Ázere, a igreja esteve praticamente cheia, com assistência a aproximar-se da centena e meia de presenças, entre elas inseparáveis acompanhantes da Banda, deslocados da freguesia de São João de Areias, incluindo o próprio presidente da Junta e o vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão.
Além da apreciável interpretação do reportório, para o sucesso do concerto contribuíram também a excelente acústica da Igreja e a beleza da sua ornamentação interior, provando que as igrejas são espaços privilegiados para este género de espectáculos.
Se no concerto de Sonim, o solo de xilofone por Ricardo Monteiro foi uma surpresa inédita da banda, desta vez uma outra surpresa surgiu com o solo de Jorge Amaral em saxofone, enquanto os restantes músicos e o maestro faziam entrada, pelo lado da sacristia, até ocuparem os seus lugares. Foi, realmente, bonito!... A assistência apreciou, o que ficou demonstrado pela intensidade dos aplausos.
Os aplausos não se ficaram por aí, vindo a repetir-se em cada número interpretado, num dos quais Ricardo Monteiro voltou a fazer uso do seu categórico solo de xilofone. Também foram ouvidos quando Vítor Borges, presidente da Direcção, deu a saber que a razão principal do concerto na Igreja, sendo espaço de eleição, era demonstrar que o trabalho da Banda deve ser visto como algo mais que as exibições de rua. A vila de Tábua foi brindada com este concerto por consideração das boas relações de vizinhança, pretendendo-se ao mesmo tempo cativar as suas gentes no sentido de continuarem a dar preferência à Banda de São João de Areias no abrilhantamento das festas religiosas.
Na altura, Vítor Borges agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Tábua, da Junta de Freguesia e de algum comércio local no custeamento de despesas com a deslocação e com o lanche posto à disposição depois do concerto num restaurante da própria vila. Agradeceu também a atenção do pároco, P.e Paiva, na cedência da Igreja para a realização do concerto.
Àquelas palavras seguiram-se ainda mais dois números, que a Banda interpretou já em ambiente de apoteose. Por fim, o maestro agradeceu a forma como a assistência acarinhou a banda, fazendo especial referência aos habituais acompanhantes, também com ida de excursão a Castelo Branco e a Sonim. “Continuem a apoiar-nos, isso para nós é muito importante!”, exortou-os.
No dia 30, domingo de Pascoela, outro momento alto irá acontecer com a segunda audição dos alunos da Escola de Música, incluindo participação da banda. O espectáculo tem lugar no próprio salão da Sociedade Filarmónica, às 15:30 horas. Não perca!...

Lino Dias

Retirado do blogue Farol da Nossa Terra, do dia 17 de Março de 2008.

Sem comentários: