segunda-feira, 18 de abril de 2011

088. TERRAS DE LA-SALETTE 2011 - 1.º PRÉMIO DE CLARINETE



Esta foi a vez do João!
O João classificou-se ontem, dia 17 de Abril de 2011, em 1.º lugar, entre 17 participantes, no Escalão Infantil de Clarinetes do IV Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La-Salette", em Oliveira de Azeméis.
No ano passado já tinha ficado em 2.º lugar... este ano foi de vez!...

O João foi proposto ao concurso pelo seu professor de clarinete Sérgio Neves e teve como peça obrigatória "Chant Slave" de J. Ed. Barat e como peça livre "Klarinetten-Konzert Nr.3" de Carl Stamitz. O João tocou ambas as peças de cor.

O António participou no Escalão Juvenil de Saxofones e tocou a peça obrigatória, "Petite Suite Latine", de Jérôme Naulais, assim:



E com esta actuação passou à final... onde tocou como peça livre "Sonata para saxofone alto" de Paul Hindemith.
A concorrência dos 19 participantes foi muito forte e o António, desta vez, não trouxe prémio nenhum, mas ficou a sensação, entre todos os que o ouviram, de que fez o seu melhor. Ganhou, no seu escalão, um excelente saxofonista - Hristo Goleminov - e alunos do 5.º grau de saxofone.

O António já tinha participado no II Concurso, no Escalão Infantil, tendo ficado em 2.º lugar. No ano passado, no III Concurso, participou neste Escalão Juvenil e ficou em 3.º lugar.

O António foi proposto ao concurso pelo seu professor de saxofone, José Eduardo Magalhães, também do Conservatório de Música e Artes do Dão.

O João e o António agradecem aos seus professores por tudo aquilo que fizeram por eles. Agradecem também aos amigos da Filarmónica Fraternidade de S. João de Areias e do CMAD que seguiram de perto a sua participação no concurso e os apoiaram.

O João teve como companhia, no primeiro lugar, Maria Gomes, também aluna do CMAD e executante da Filarmónica de Santa Comba Dão. Parabéns, Maria! ;) Estes concursos permitem bons momentos de convívio entre os participantes, que a pouco e pouco se vão conhecendo e respeitando o valor de cada um. A foto onde se encontra o João é uma demonstração desse convívio: da esquerda para a direita, temos o Rodrigo (futuro premiado), Maria Gomes (1.º prémio, ex-aequo com o João), Leonardo (2.º prémio), Ana Micaela (3.º prémio) e João Neves (1.º prémio).

A Sónia Pais e a Sara Antunes também participaram no Escalão Infantil de flauta transversal e de trompete, respectivamente, tendo chegado à final. Parabéns à Sónia e à Sara!

Ainda no dia de ontem, o Ensemble de Clarinetes do Dão (CMAD), integrando cinco clarinetistas da nossa Filarmónica, participou no festival Dias da Música do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O professor Ricardo Monteiro e o seu grupo ganhou o CIMCA 2011. É caso para dizer... Santa Comba Dão está em grande... ao nível da música!

P.S. Estamos com problemas com o Photobucket (alojador de imagens e de vídeos). Resolveremos, em breve, o problema.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos! A foto está catita :P

Fica como dica o http://imageshack.us/ para alojarem as imagens ;)
Se precisarem de ajuda apitem...

Igor Varela disse...

Muitos parabéns Colegas :)

Vitor Borges disse...

Parabens a todos. São fantásticos.

António e João disse...

Obrigado padrinho Filipe, Igor e "Tio" Vitor.
Tentamos sempre fazer o nosso melhor. :)
Obrigado também a todas as pessoas que nos deram os parabéns.

Voz do Seven disse...

... do outro lado da "banheira atlântica" seguem sentidos parabéns para todos. Desta vez não fui preguiçoso [nem esquecido] e fiz a merecida entrada no Voz.
Abraço para todos vós e continuação de êxitos.
Neves, AJ

António e João disse...

Muito obrigado por tudo!
Um abraço nosso e outro dos nossos pais!