quinta-feira, 8 de abril de 2010

066. 2.º e 3.º PRÉMIOS EM "TERRAS DE LA-SALETTE"



O João classificou-se ontem dia 7 de Abril de 2010 em 2.º lugar, entre 22 participantes, no Escalão Infantil de Clarinete do III Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La-Salette", em Oliveira de Azeméis.
O António classificou-se em 3.º lugar no Escalão Juvenil de Saxofone.

O João foi a primeira vez que participou e ficou todo contente pelo prémio. O Escalão Infantil vai até aos 12 anos. Como o João só tem 11 anos, voltará a participar, no próximo ano, neste escalão.
O António já tinha participado no ano passado no II Concurso, no Escalão Infantil, tendo ficado em 2.º lugar. Este ano, como já tem 13 anos, subiu para o Escalão Juvenil que inclui músicos entre os 13 e os 15 anos. Foi por isso uma grande alegria para todos nós que logo no primeiro ano nesse escalão tenha conseguido um 3.º lugar! Ainda poderá participar nesse Escalão mais dois anos!

O João foi proposto ao concurso pelo seu professor de clarinete Sérgio Neves; o António pelo seu professor de saxofone, José Eduardo Magalhães, ambos do Conservatório de Música e Artes do Dão, que com eles prepararam a peça obrigatória: "Petit Concert(1.º andamento)" de Darius Milhaud (para o João) e "Histoires (2.º andamento): Le Petit Ane Blanc" de Jacques Ibert (para o António) e ainda a peça livre: "Aria" de Eugène Bozza (para o João) e "Fantasie Impromptu" de André Jolivet (para o António). Muito obrigado ao professor Sérgio Neves e ao professor José Magalhães por tudo.

Lembramos que tanto o João como o António iniciaram os seus estudos de clarinete e de saxofone, respectivamente, na Escola de Música da Filarmónica Fraternidade de S. João de Areias e são actualmente executantes da "Orquestra da Escola de Música" e da "Banda Filarmónica".

4 comentários:

Vitor Borges disse...

Para o João e para o António vão os nossos parabéns da direcção e de toda a Banda. É um orgulho para a nossa colectividade ter tanto jovem com talento. Esperamos que seja por muitos anos, que venham muitos mais e que esse talento também se estenda a cargos directivos, pois só com gente e ideias novas é que a nossa colectividade pode evoluir e crescer muito mais. Um abraço especial ao António e ao João. Vitor Borges

António e João disse...

Muito obrigado "tio" Vitor. Estivemos muito bem apoiados pelo Maestro Pedro Carvalho e pela 1.º clarinete Aurora Borges ;). O Prof. Paulo Gomes, Director do Conservatório, também viveu connosco as emoções desse dia. Mais 2 colegas nossos foram premiados. O Conservatório esteve em grande!

Lino Dias disse...

Como presidente da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias e, ao mesmo tempo, pela honra que o Toninho, o Joãozinho, os pais e a mana me dão de estarem entre os amigos que mais prezo, é com imensa alegria que aqui vos testemunho o orgulho que sinto de fazerem parte da nossa Banda Filarmónica. Deixo-vos um forte abraço de parabéns e admiração. Continuem a dedicar o vosso talento ao prestígio da Banda e, se preciso for, tenham a humildade de partilhar os vossos conhecimentos com aqueles que deles necessitem.
O Conservatório tem sido importante na vossa evolução como músicos, mas chegaram lá depois de começarem e singrarem na nossa Filarmónica, primeiro na Escola de Música e depois na Banda. Portanto, de parabéns estão também a Direcção, principalmente nas pessoas do presidente Vítor Borges e do tesoureiro Sérgio Simões, o maestro Pedro Carvalho e respectivos formadores.
Um abraço amigo
Lino Dias

António e João disse...

Muito obrigado, Sr. Lino Dias. A honra é nossa por pertencermos a uma instituição com mais de 130 anos ininterruptos de actividade. Nós apenas somos uma insignificância na sua história.
Muito obrigado a todos os elementos da Sociedade Filarmónica e a todas as pessoas que nos felicitaram pelos prémios.